quinta-feira, 17 de abril de 2014

Projeto "Páscoa" e "Índios"
http://emtobiasbarreto.blogspot.com.br/p/blog-page.html
Clique acima para visualizar todas as fotos do evento


  • Apresentação

A Escola Municipal Tobias Barreto e o Complexo Educacional José Ferreira Alves realiza uma programação especial com as temáticas “Páscoa” e “Índio”. O  Tema  Páscoa traz como  finalidade,  levar aos alunos o conceito de “Páscoa” suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós, contribuindo  para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”. 
Páscoa é sinônimo de renovação, vida nova, ressurreição de ideais e esperança.
O tema Índio oportuniza o aluno perceber-se em outros grupos sociais, auxiliando-o na construção da sua identidade, na atuação como o outro grupo na vida social, na preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.
O Dia do Índio é um resgate da nossa história e das nossas raízes, pois é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
  • Objetivos

  1. Conhecer a história da páscoa;
  2. Promover a boa ação e a solidariedade;
  3. Abordar os diferentes símbolos da páscoa;
  4. Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
  5. Reconhecer e refletir sobre a história dos índios;
  6. Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
  7. Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
  8. Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural;
  9. Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira

  • Metodologia

         Os temas foram abordados durante a semana em sala de aula questionando a criança a respeito do tema, explorando a imaginação e a criatividade do educando, instigando o interesse do aluno pelo assunto.
            Os alunos da escola participaram de diversas atividades como música coreografada, apresentação de poemas, teatro, coral, produção de textos, jogral,  apresentação de objetos que nos trazem os símbolos pascais com suas explicações e cantigas.

  • RECURSOS UTILIZADOS
Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão, data show, etc

  •  CULMINÂNCIA
Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração das principais atividades desenvolvidas durante a semana.

  • AÇÕES
1-        Alunos do Pré-  I e Pré –II - Matutino : Professoras - Glociama, Joanice, Alexsandra  e Izabel Menezes: Cantar a música - Coelhinho da Páscoa.

2-        Alunos do Pré I e II - Vespertino: Professoras - Zuleide  e Zerlândia: Música do índio.

3-    1º Ano “A” e 2º “A” - Matutino: Professoras - Silvânia e Anézia: Dança - Coelhinhos Pintadinhos.

4-        1º Ano “B” - Vespertino: Professora - Mª Isabel Santana: Dança - Eu sou uma Índia.

5-     2º Ano “B” - Vespertino: Professora - Gisély: Comentário sobre os componentes da tribo.

6-        3º Ano “A” - Matutino: Professora - Solange: Poema sobre a Páscoa.

7-        3º Ano “B” - Vespertino: Professora - Marielce:  A história dos alimentos indígenas.

8-     4º Ano “A” - Matutino: Professora - Mariza Gomes: Jogral com a representação dos símbolos da Páscoa.

9-        4º Ano “B” e 5º Ano “C” - Vespertino: Professores - Rômulo e Juvelton: Dança - rituais indígenas.

10-     5º Ano “A” e 5º Ano “B” - Matutino: Professores - José Milton e Profírio: Dramatização.

11-    6ª série  “ A” - Matutino: Professores - Antônio Carlos e Dirceu: Dança - Brincar de Índio; Poema pelos alunos.

12-     6º Ano “A” e 7ª série  “A” - Matutino: Professores - Maurício, Rone Maciel e Rômulo: Documentário sobre os símbolos da Páscoa.

13-     8ª série  “A” e “B” - Matutino: Professores - Mª Elisângela e Carlos Reinaldo: Dança - Canta índios dos Brasil; Poemas pelos alunos.

14-     6ª série  “B” - Vespertino: Professores - Carlos Alberto e Hélio: Poemas sobre os índios.

15-     6º Ano “B” - Vespertino: Professores - Cristiano e Glociama: Dança - Brincar de Índio.

16-   7ª série "B" - Vespertino: Professores - José Milton e Profírio: Cantiga - A Índia Baiana.

17-    Encenação da Morte e Ressurreição de Cristo, feito pelo Grupo de Jovens “Sementes da Esperança”.
  • AVALIAÇÕES
Acontece durante o desenvolvimento das atividades propostas, através do interesse individual de cada criança e a capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo.
A avaliação será feita também através de registros dos alunos por parte dos professores, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento dos temas.
Será observado por parte dos professores a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.


Um comentário: