Clique acima para visualizar todas as fotos do evento
- Apresentação
A
Escola Municipal Tobias Barreto e o Complexo Educacional José Ferreira Alves realiza
uma programação especial com as temáticas “Páscoa” e “Índio”. O Tema Páscoa traz como finalidade, levar aos alunos o conceito de “Páscoa” suas
principais características e a importância da mesma na vida de todos nós, contribuindo para que os alunos possam ampliar os
conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.
Páscoa é sinônimo de renovação, vida nova, ressurreição de ideais e esperança.
O tema Índio oportuniza o aluno perceber-se em outros grupos sociais, auxiliando-o na construção da sua identidade, na atuação como o outro grupo na vida social, na preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.
Páscoa é sinônimo de renovação, vida nova, ressurreição de ideais e esperança.
O tema Índio oportuniza o aluno perceber-se em outros grupos sociais, auxiliando-o na construção da sua identidade, na atuação como o outro grupo na vida social, na preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.
O Dia do Índio é um resgate da
nossa história e das nossas raízes, pois é preciso que o aluno conheça e
valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como
aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra
qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de
crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
- Objetivos
- Conhecer a história da páscoa;
- Promover a boa ação e a solidariedade;
- Abordar os diferentes símbolos da páscoa;
- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
- Reconhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural;
- Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira
- Metodologia
Os temas foram
abordados durante a semana em sala de aula questionando a criança a respeito do
tema, explorando a imaginação e a criatividade do educando, instigando o
interesse do aluno pelo assunto.
Os alunos da escola participaram de diversas
atividades como música coreografada, apresentação de poemas, teatro, coral,
produção de textos, jogral, apresentação
de objetos que nos trazem os símbolos pascais com suas explicações e cantigas.
- RECURSOS UTILIZADOS
Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas,
EVA, tesoura, cola quente, cola branca, pincéis, CDs, aparelho de som,
televisão, data show, etc
- CULMINÂNCIA
Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma
demonstração das principais atividades desenvolvidas durante a semana.
- AÇÕES
1-
Alunos do Pré-
I e Pré –II - Matutino : Professoras - Glociama, Joanice, Alexsandra e Izabel Menezes: Cantar a música - Coelhinho da Páscoa.
2-
Alunos do Pré I e II - Vespertino: Professoras -
Zuleide e Zerlândia: Música do índio.
3- 1º Ano “A” e 2º “A” - Matutino: Professoras - Silvânia e Anézia: Dança - Coelhinhos Pintadinhos.
4-
1º Ano “B” - Vespertino: Professora - Mª Isabel
Santana: Dança - Eu sou uma Índia.
5-
2º Ano “B” - Vespertino: Professora - Gisély: Comentário sobre os componentes da tribo.
6-
3º Ano “A” - Matutino: Professora - Solange: Poema
sobre a Páscoa.
7-
3º Ano “B” - Vespertino: Professora - Marielce: A história dos alimentos indígenas.
8- 4º Ano “A” - Matutino: Professora - Mariza Gomes:
Jogral com a representação dos símbolos da Páscoa.
9- 4º Ano “B” e 5º Ano “C” - Vespertino: Professores - Rômulo e Juvelton: Dança - rituais indígenas.
10-
5º Ano “A” e 5º Ano “B” - Matutino: Professores -
José Milton e Profírio: Dramatização.
11- 6ª série “
A” - Matutino: Professores - Antônio Carlos e Dirceu: Dança - Brincar de Índio; Poema pelos alunos.
12-
6º Ano “A” e 7ª série “A” - Matutino: Professores - Maurício, Rone Maciel e
Rômulo: Documentário sobre os símbolos da Páscoa.
13-
8ª série “A”
e “B” - Matutino: Professores - Mª Elisângela e Carlos Reinaldo: Dança - Canta
índios dos Brasil; Poemas pelos alunos.
14-
6ª série “B” - Vespertino: Professores - Carlos Alberto e Hélio: Poemas sobre os índios.
15-
6º Ano “B” - Vespertino: Professores - Cristiano e
Glociama: Dança - Brincar de Índio.
16- 7ª série "B" - Vespertino: Professores - José Milton e Profírio: Cantiga - A Índia
Baiana.
17- Encenação da Morte e Ressurreição de Cristo, feito
pelo Grupo de Jovens “Sementes da Esperança”.
- AVALIAÇÕES
Acontece durante o
desenvolvimento das atividades propostas, através do interesse individual de
cada criança e a capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo.
A avaliação será feita também através
de registros dos alunos por parte dos professores, frente às atividades tanto
individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento dos temas.
Será observado por parte dos professores a
criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos
materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.
nossa que lindo
ResponderExcluir